sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Guia de Apoio à Publicação

Parabéns e obrigado aos Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto pelo excelente Guia de Apoio à Publicação que disponibilizam no sue sítio na Internet.Estes serviços elaboraram um conjunto de conteúdos para orientação de quem pretende publicar na FEUP. Assim, este guia divulga um conjunto de boas práticas formais e éticas associadas à publicação, para apoio à comunidade académica. 
Os conteúdos aqui desenvolvidos vão desde a preparação dos conteúdos a publicar, abordando genericamente aspectos metodológicos e formais, à selecção da fonte onde publicar, fazendo referência a questões relacionadas com o processo de publicação, como políticas editoriais, processo de peer-review, direitos de autor, política de acesso livre, etc.. Não se pretende ser exaustivo mas sim realçar alguns aspectos essenciais que sirvam como ponto de partida para quem se inicia neste processo, independentemente do tipo de documento que se pretende publicar.
Pretende-se, por outro lado, que os conteúdos incluídos neste guia possam ser comentados e melhorados num processo participado pela comunidade, usando as facilidades proporcionadas pela plataforma que gere estes conteúdos (wiki)