quarta-feira, 27 de abril de 2011

Encontro em Nisa sobre "Leitura, Leitores , Educação: Redes sociais e Web 2.0"

Bibliotecas reúnem-se em Nisa

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
Realiza-se no próximo dia 28 de Abril, na Biblioteca Municipal de Nisa, o 2º Encontro “Leituras, Leitores, Educação: Redes Sociais e web2.0” que acolhe bibliotecários municipais, professores bibliotecários  e responsáveis autárquicos e pretende reforçar a cooperação e o trabalho em rede entre bibliotecas municipais e escolares
Fonte: Jornal de Nisa. Leia a notícia completa aqui.

Kindle Library Lending, a biblioteca da Amazon

Com a devida vénia, aqui transcrevo um interessante post de Vladimir Campos no seu blogue 

Publicado em  por Vladimir Campos

A cada dia que passa, fica mais público e notório meu sentimento pelo iPad. Adoro a ferramenta, que tem literalmente mudado alguns de meu hábitos ao passo que também me ajuda em antigas tarefas substituindo o – quem diria! – pesado e grande notebook.
Mas há um outro “brinquedo” que muito me encanta. Como gosto muito de ler, penso muito na leveza, tamanho e tela do Kindle e mais que isso, o fato dele ser uma ferramenta dedicada a leitura. Não foram poucas as vezes que passou pela minha mente a idéia de comparar um. E confesso que essa idéia ainda não me deixou.
Hoje li duas notícias interessantes relacionadas a Amazon. Em primeiro lugar a venda de livros eletrônicos nos Estados Unidos superou a venda dos livros impressos. A outra noticia está diretamente relacionada a Amazon, que deu mais uma passo no sentido de se consolidar como um padrão ou sinônimo de livros eletrônicos. Foi divulgado hoje o serviçoKindle Library Lending, que permitirá o empréstimo de livros simulando o processo atualmente realizado nas bibliotecas publicas.
Não há detalhes de como se dará o processo, mas uma informação me agradou muito. O usuário poderá fazer anotações no livro que serão armazenadas via whispersync e caso o livro venha a ser comprado no futuro, as anotações poderão ser visualizadas nele.
Já experimentei o Kindle algumas vezes e como já mencionei acima, sua tela, tamanho e leveza são fatores muito importantes e que somam muitos pontos. Não sei como ele se adaptaria ao meu dia-a-dia que já conta com o iPad e o aplicativo Kindle da própria Amazon, mas fica sempre a sensação de que a medida que o preço dele cai, aumenta meu desejo de adquirir um.
Mas seja como for, estou bastante contente com a queda dessa última barreira digital. Depois de nossas músicas e filmes, chega finalmente a vez dos livros. Imagino um ponto no futuro próximo em que todos os nossos dados pessoais, entretenimento e cultura estarão à mão em um tablet.