sexta-feira, 28 de outubro de 2011

VII Conferências do Cenáculo assinalam 200 Anos dos Estatutos da Biblioteca Pública de Évora

A Biblioteca Pública de Évora deve a sua fundação e grande parte dos seus valiosos fundos à iniciativa de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas. Os primeiros anos da instituição ficaram marcados pela instabilidade e guerra, a biblioteca foi vandalizada pelo exército francês em 1808 e uma parte substancial da sua colecção foi destruída. Com a publicação dos Estatutos em 21 de Setembro de 1811, o fundador concluía a sua obra, dotava a biblioteca de um orçamento generoso e de um quadro de pessoal, que queria ao serviço do público e digno duma “casa da sabedoria”, onde reunira uma colecção de inegável valor, não apenas de livros, mas também de obras de arte, antiguidades e produtos naturais. Os Estatutos abriram um novo ciclo, marcado pela esperança de transformar a biblioteca no local por excelência para todos os que pretendiam aventurar-se nos caminhos do conhecimento.
Este documento é também uma clara ilustração do pensamento moderno de Cenáculo em relação aos fins a que destinava a sua biblioteca. Considerava Cenáculo que “para se conseguir a sabedoria nada mais é tão útil e de maior necessidade que uma biblioteca pública”. Claramente o Arcebispo queria uma biblioteca aberta ao público (e não para uso exclusivo do clero), determinando um pormenorizado um horário de abertura bastante generoso para a altura. E vai ao pormenor de definir a forma como o pessoal deve lidar com os utilizadores: “Deverá ser do carácter de todos os oficiais o agrado e bom acolhimento, e franqueza para todos os que buscam as ciências, e ajudá-los, fazendo-lhes fácil e amável a frequência”.
Com as VII Conferências do Cenáculo, que têm lugar no próximo dia 29 de Novembro, na Biblioteca Pública de Évora, assinalamos o bicentenário dos Estatutos de 1811 e pretendemos criar um momento de reflexão e debate sobre a História das Bibliotecas, nomeadamente, no que se refere à importância das colecções, leitura pública e conservação de todo o seu espólio. Com a divulgação e debate sobre o passado recente da Biblioteca Pública de Évora, e de outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, pretendemos, ainda, abrir hipóteses de intervenção no sentido de preservar e salvaguardar o património das instituições com responsabilidades bibliográficas e de o rentabilizar no contexto da sociedade de informação e da globalização em que vivemos.
A organização destas conferências é da responsabilidade do O CIDEHUS.UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, e do CEHFCi – Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência, ambos da Universidade de Évora, e da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas / Biblioteca Pública de Évora. Conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Câmara Municipal de Évora.
A participação nestas conferências é aberta e gratuita, mas sujeita a inscrição. Estas podem ser feitas no sítio na Internet da BPE (http://www.evora.net/bpe/inicial5.htm), onde podem igualmente ser encontradas mais informações sobre o evento.