O 10º Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas está a chegar. É já a 7, 8 e 9 de Abril em Guimarães. O Programa Provisório já está disponível, e o mínimo que se pode dizer é que promete.
quinta-feira, 4 de março de 2010
O Congresso está a chegar. Inscreva-se!
O 10º Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas está a chegar. É já a 7, 8 e 9 de Abril em Guimarães. O Programa Provisório já está disponível, e o mínimo que se pode dizer é que promete.
Crianças já podem estudar pelo telemóvel
O objectivo da editora é proporcionar o acesso aos seus conteúdos nos mais diversos suportes, pensando no conforto e nos estilos de vida das pessoas.
Para tal, a empresa lança a colecção Resumos Mobile, dedicada ao estudo de obras de referência da literatura portuguesa, como «Felizmente Há Luar!» e «Memorial do Convento» (já disponíveis), «Frei Luís de Sousa», «Os Maias», «Os Lusíadas» e «Mensagem» (disponíveis em breve).
Cada resumo disponibiliza a versão em texto e a respectiva locução, correspondendo a mais de duas horas de áudio por resumo.
A Porto Editora é a primeira editora com conteúdos digitais em língua portuguesa desenvolvidos para iPhone e telemóveis com sistema operativo Symbian S60 (por exemplo, Nokia N73, N78 e N95) e compatíveis com iPod touch e iPad.
As obras de análise sobre livros de grandes autores portugueses podem ser adquiridos na Apple Store, no site da Porto Editora ou na versão mobile do site.
Conferência
“A avaliação de informação como operação metodológica”
Prof.ª Doutora Cândida Fernanda Antunes Ribeiro (FLUP)
Organização: CEHFCi – Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência
No âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação e Informação, decorrerá no próximo dia 11 de Março, pelas 14:30h, na sala 030 do Palácio do Vimioso (Universidade de Évora), a Conferência sobre a “A avaliação de informação como operação metodológica”, proferida pela Prof.ª Doutora Cândida Fernanda Antunes Ribeiro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).
Entrada Livre
Apresentação:
A avaliação no contexto dos serviços de informação tem vindo a ser realizada essencialmente em três áreas distintas: a avaliação de serviços, a avaliação da recuperação da informação e a avaliação do fluxo informacional. Esta última vertente, especialmente aplicada em arquivos, tem por finalidade decidir o destino a dar à informação após alguns anos de uso corrente, procurando-se fazer eliminações que libertem consideravelmente o espaço de armazenamento da informação. Faz-se uma abordagem de síntese sobre as duas primeiras áreas referidas e aprofunda-se a terceira, considerando-se a avaliação como uma operação metodológica aplicável à informação em qualquer contexto produtor e de uso. Propõem-se, ainda, critérios e parâmetros para, de uma forma objectiva, se passar à aplicação prática.
Bibliotecas públicas e bibliotecas escolares
viva biblioteca viva: Viva Biblioteca Viva tem 4 anos!
segunda-feira, 1 de março de 2010
Aniversário de Frei Manuel do Cenáculo
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Vamos a isso!