quinta-feira, 4 de março de 2010

O Congresso está a chegar. Inscreva-se!


O 10º Congresso Nacional de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas está a chegar. É já a 7, 8 e 9 de Abril em Guimarães. O Programa Provisório já está disponível, e o mínimo que se pode dizer é que promete.
As redes sociais estão naturalmente no centro de muitas atenções, mas não o está menos a questão do acesso livre a documentos ou a situação profissional de bibliotecários e arquivistas.

Crianças já podem estudar pelo telemóvel


«Ouça quando não puder ler, leia quando não puder ouvir». É com esta proposta que a Porto Editora disponibiliza análises e resumos de obras literárias portuguesas nos telemóveis dos estudantes.

O objectivo da editora é proporcionar o acesso aos seus conteúdos nos mais diversos suportes, pensando no conforto e nos estilos de vida das pessoas.

Para tal, a empresa lança a colecção Resumos Mobile, dedicada ao estudo de obras de referência da literatura portuguesa, como «Felizmente Há Luar!» e «Memorial do Convento» (já disponíveis), «Frei Luís de Sousa», «Os Maias», «Os Lusíadas» e «Mensagem» (disponíveis em breve).

Cada resumo disponibiliza a versão em texto e a respectiva locução, correspondendo a mais de duas horas de áudio por resumo.

A Porto Editora é a primeira editora com conteúdos digitais em língua portuguesa desenvolvidos para iPhone e telemóveis com sistema operativo Symbian S60 (por exemplo, Nokia N73, N78 e N95) e compatíveis com iPod touch e iPad.

As obras de análise sobre livros de grandes autores portugueses podem ser adquiridos na Apple Store, no site da Porto Editora ou na versão mobile do site.

Fonte:
http://diario.iol.pt/tecnologia/porto-editora-telemoveis-tvi24-mobite-obras-tecnologia/1144369-4069.html

Conferência

“A avaliação de informação como operação metodológica”

Prof.ª Doutora Cândida Fernanda Antunes Ribeiro (FLUP)

Organização: CEHFCi – Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência

No âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação e Informação, decorrerá no próximo dia 11 de Março, pelas 14:30h, na sala 030 do Palácio do Vimioso (Universidade de Évora), a Conferência sobre a “A avaliação de informação como operação metodológica”, proferida pela Prof.ª Doutora Cândida Fernanda Antunes Ribeiro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

Entrada Livre

Apresentação:

A avaliação no contexto dos serviços de informação tem vindo a ser realizada essencialmente em três áreas distintas: a avaliação de serviços, a avaliação da recuperação da informação e a avaliação do fluxo informacional. Esta última vertente, especialmente aplicada em arquivos, tem por finalidade decidir o destino a dar à informação após alguns anos de uso corrente, procurando-se fazer eliminações que libertem consideravelmente o espaço de armazenamento da informação. Faz-se uma abordagem de síntese sobre as duas primeiras áreas referidas e aprofunda-se a terceira, considerando-se a avaliação como uma operação metodológica aplicável à informação em qualquer contexto produtor e de uso. Propõem-se, ainda, critérios e parâmetros para, de uma forma objectiva, se passar à aplicação prática.


Bibliotecas públicas e bibliotecas escolares

26 de Fevereiro em Vila Real
Mais um Encontro concelhio dirigido a professores e bibliotecários para estimular a organização de redes concelhias de bibliotecas, que têm sido muito estimuladas pelo Gabinete das Bibliotecas Escolares. Organização do Centro de Formação de Professores de Vila Real.
Convidaram-me para falar sobre os Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), um serviço das Câmaras Municipais de que as bibliotecas escolares muito precisam... e nem todas têm. Mais uma vez muito (talvez demasiado) depende das pessoas, dos bibliotecários, dos autarcas.
Alguns bons exemplos falaram por si. Apresentaram os seus trabalhos as bibliotecas municipais de Montalegre e de Arganil. Na página do Gabinete das Bibliotecas Escolares estão também alguns links para os projectos de integração mais avançados, assumindo-se já como redes concelhias.
Falta saber muita coisa sobre o funcionamento destes serviços e destas redes. Avançou-se muito, é certo. Mas para onde estamos a ir?


viva biblioteca viva: Viva Biblioteca Viva tem 4 anos!

Parabéns à Luísa Alvim!
viva biblioteca viva: Viva Biblioteca Viva tem 4 anos!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Aniversário de Frei Manuel do Cenáculo

Passam hoje 286 anos sobre o nascimento do patrono e fundador da Biblioteca Pública de Évora.
Na Biblioteca assinalamos este aniversário de uma forma singela. Mas a Cenáculo é devido pelo país um reconhecimento por tudo o que ele fez pela educação, pela ciência e pela cultura em Portugal. Ele foi filósofo, cientista, teólogo, pedagogo, filantropo, coleccionador de livros e de obras de arte, e foi um enorme bibliotecário. O seu trabalho e a sua vida são uma enorme fonte de inspiração para quem trabalha em bibliotecas.
Aqui fica este simples registo no dia do seu aniversário.
Parabéns, Frei Manuel!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Estamos no fim do mês de Fevereiro. Ele foi terramotos (coisa séria), ele foi Face Oculta (coisa pouco séria). Será talvez altura de nos dedicarmos à Filosofia.
Vamos a isso!