sexta-feira, 4 de março de 2011

Evidence Based Library and Information Practice

Evidence Based Library and Information Practice: "Evidence Based Library and Information Practice


EBLIP is an open access, peer reviewed journal published quarterly by the University of Alberta Learning Services and supported by an international team of editorial advisors. The purpose of the journal is to provide a forum for librarians and other information professionals to discover research that may contribute to decision making in professional practice. EBLIP publishes original research and commentary on the topic of evidence based library and information practice, as well as reviews of previously published research (evidence summaries) on a wide number of topics."

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BAD MANIFESTA APREENSÃO PELOS SINAIS DE DESINVESTIMENTO NO PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

O Conselho Directivo Nacional da Associação  Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) vem comunicar a tomada de posição pública sobre a Portaria nº 76/2011, de 15 de Fevereiro, do Ministério da Educação. 

BIBLIOTECAS ESCOLARES - PORTARIA N.º 76/2011 
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD 

1. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), enquanto estrutura representativa dos profissionais de informação e documentação portugueses, tem apoiado convictamente, desde a sua criação, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e por diversas vezes apresentado publicamente tomadas de posição, tal como aconteceu durante o último Congresso Nacional, relativamente à portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho. Face ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro, que no ponto 2, do artº 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a leccionação de uma turma, a BAD manifesta a sua profunda apreensão, pelos sinais de claro desinvestimento que esta decisão representa.
2. Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais  do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento,  deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem.
3. A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo  comprometer investimentos significativos  que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.
4. A BAD alerta para o perigo de se persistir em medidas que poderão comportar graves consequências para as bibliotecas escolares, estruturas essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
5. Assumimos assim o compromisso de continuar a acompanhar atenta e criticamente as políticas aplicadas às Bibliotecas em geral e, neste caso, particularmente às Escolares,  manifestando um firme apoio aos que
nelas trabalham, persistentes e determinados a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.

A posição pública da BAD, bem como toda a informação relativa à Associação está disponível em www.apbad.pt. Para mais informações contacte apbad@apbad.pt ou tel. 218161980.