sexta-feira, 12 de março de 2010

As bibliotecas não são para brincadeiras

Catuxa Seoane chamou a atenção para restrições no acesso à Internet nas bibliotecas da Comunidade de Madrid, que usam o seguinte como justificação:
“Todos los usos recreativos o particulares de la web no tienen cabida en la biblioteca pública”
É um pouco estranho esta ideia de que as bibliotecas públicas não são locais de diversão. Nós, em Portugal, passámos os últimos 20 anos precisamente a chamara a atenção para o facto de as bibliotecas públicas, para além de permitirem o acesso à informação, serem igualmente locais agradáveis, de divertimento, onde se está à vontade. Não estou certo se teremos sido muito bem sucedidos e não sei o que resultaria em Portugal em termos de opinião pública. Talvez afinal não estivéssemos tão diferentes de Espanha…
O que também se pode perguntar é, se não há lugar ao prazer e ao divertimento nas bibliotecas, então qual é o lugar da leitura? Ou a leitura não poderá servir para o ócio?
É bom que estejamos atentos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Discutimos métodos de investigação em Ciências da Informação

Hoje, Fernanda Ribeiro, professora da Universidade do Porto, falou em Évora sobre "Avaliação da informação, uma abordagem metodológica". Na passada sexta-feira, dia 5, um seminário de um dia inteiro, com diversos intervenientes, entre os quais eu próprio me contava, discutiu diversos métodos de investigação em Ciência da Informação.
Que ciência é esta? O que a caracteriza como ciência? Tem objecto? Tem métodos próprios? Ou parasita as (outras) ciências sociais? Métodos qualitativos? Ou métodos quantitativos? Podem usar-se ao mesmo tempo?
São perguntas que interessaram uma assistência numerosa, estudantes de mestrado e doutoramento de Ciências de Informação e de diversas outras disciplinas.
Bons sinais! Começamos a discutir questões relevantes e a criar bons ambientes de discussão. É um campo científico que cresce e se afirma. Estarão as universidades portuguesas suficientemente amadurecidas para o acolher?

quarta-feira, 10 de março de 2010

Conselho Nacional de Cultura reúne pela primeira vez

O Conselho Nacional de Cultura (CNC), reativado pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, reúne-se hoje, pela primeira vez.
A reunião, na sala D. Carlos do Palácio da Ajuda, em Lisboa, decorrerá à porta fechada a partir do final da manhã.
Na reunião participam, entre outras personalidades, Eduardo Lourenço, Siza Vieira, Rui Vieira Nery, Jorge Salavisa, Ricardo Pais, Inês Pedrosa, Paula Moura Pinheiro, António Pinto Ribeiro, João Lopes e Augusto Mateus.

Saiba mais >>
Fonte: O SOL

Artista brasileiro expõe na Biblioteca do Vale da Amoreira (Moita)

No dia 12 de Março, pelas 17:00h, vai ser inaugurada, na Biblioteca Municipal – Pólo do Vale da Amoreira, a exposição do Pintor Darcy Morais que estará patente até ao dia 26 de Março.

Durante esta mostra de pintura, a Câmara Municipal da Moita vai divulgar também as obras sobre literatura brasileira existentes nas bibliotecas municipais da Moita.

Saiba mais >>

FONTE: ROSTOS.PT

terça-feira, 9 de março de 2010

Biblioteca Pública da Sertã facilita envio de IRS

SERTÃ - Biblioteca facilita envio de IRS

08-Mar-2010

A partir do próximo dia 10 de Março e até dia 15 de Abril, a Biblioteca Municipal da Sertã vai possibilitar o envio de declarações de IRS via Internet. Esta iniciativa permite efectuar o pedido de senha para aceder às declarações electrónicas, disponibilizando todo o apoio necessário no preenchimento e envio dos dados. No final, oferece-se a impressão da simulação.

Trata-se de uma iniciativa gratuita, disponível a partir do próximo dia 10 de Março, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h30, na Biblioteca Municipal da Sertã. Não são necessárias inscrições.

FONTE: Rádio Condestável