quinta-feira, 11 de março de 2010

Discutimos métodos de investigação em Ciências da Informação

Hoje, Fernanda Ribeiro, professora da Universidade do Porto, falou em Évora sobre "Avaliação da informação, uma abordagem metodológica". Na passada sexta-feira, dia 5, um seminário de um dia inteiro, com diversos intervenientes, entre os quais eu próprio me contava, discutiu diversos métodos de investigação em Ciência da Informação.
Que ciência é esta? O que a caracteriza como ciência? Tem objecto? Tem métodos próprios? Ou parasita as (outras) ciências sociais? Métodos qualitativos? Ou métodos quantitativos? Podem usar-se ao mesmo tempo?
São perguntas que interessaram uma assistência numerosa, estudantes de mestrado e doutoramento de Ciências de Informação e de diversas outras disciplinas.
Bons sinais! Começamos a discutir questões relevantes e a criar bons ambientes de discussão. É um campo científico que cresce e se afirma. Estarão as universidades portuguesas suficientemente amadurecidas para o acolher?

2 comentários:

PPenteado disse...

Há algum material registado que tenha ficado disponível, a partir do evento?

José António Calixto disse...

Na minha página do Facebook estão algumas apresentações partilhadas. Vou tentar que outros participantes dêem também autorização para essa partilha