segunda-feira, 4 de abril de 2011

Revisão da literatura


Da Edith Cowan University, Austrália, chega-nos um interessante e prático instrumento para quem quer ou tem de se lançar a fazer uma revisão da literatura. E quem não tem, mais cedo ou mais tarde?

Atenção aos 5 Cs:

1. Cite: keep the primary focus on the literature.
2. Compare the various arguments, theories, methodologies, approaches and findings expressed in the literature: what do the authors agree on? Who employs similar approaches?
3. Contrast the various arguments, themes, methodologies, approaches and controversies expressed in the literature: what are the major areas of disagreement, controversy, debate?
4. Critique the literature: which arguments are more persuasive, and why? Which approaches, findings, methodologies seem most reliable, valid, or appropriate, and why? Pay attention to the verbs you use to describe what it is an author says/does: e.g. asserts, demonstrates, etc.
5. Connect the literature to your own area of research and investigation: how does your own work draw on/depart from/synthesise what has been said in the literature?
Agradeço à Joanna Whitfield, que me chamou a atenção para este documento.

domingo, 3 de abril de 2011

Método ou metodologia?

O método da suave dissuasão baseada na psicologia
Com frequência trabalhos de mestrado e mesmo de doutoramento utilizam como se fossem sinónimos os termos método e metodologia. A mesma confusão chega a ver-se igualmente em livros sobre métodos de investigação.

Uma simples consulta ao "Dicionário da Língua Portuguesa", da Porto Editora, mostra claramente que os termos têm significados distintos. A entrada para "Método" define o termo como "programa que antecipadamente regulará uma sequência de operações a executar, com vista a atingir certo resultado; maneira ordenada de fazer as coisas, ordem; estratégia, modo de proceder; esforço para atingir um fim". Já sobre "Metodologia", o mesmo dicionário indica ser um "conjunto de regras ou princípios empregados no ensino de uma ciência ou arte; parte da lógica que estuda os métodos das diversas ciências".

Sobre esta distinção escrevem também alguns autores. Moore (2006, p. 40) refere-se assim a uma secção da proposta de investigação: "The next section deals with the methods to be used. Here it is worth noting that the proper term for this section is 'methods' - 'methodology' is the study of research methods". Também  Maxwell (2005, p137) é muito claro nesta distinção:

The term "methodology" is often used for this section of a proposal. Despite its prevalence, this is an inaccurate and pretentious usage, a good example of what Becker called "classy writing". Methodology is the theory or analysis of methods, not what you actually do in a particular study. The Publication Manual of the American Psychology Association (2001, pp. 17-20), a commonly used guide for both dissertations and research publications, uses the term "method" for this section of a manuscrit, not "methodology". 
Método é pois a estratégia, o modo de proceder de uma determinada investigação. Metodologia é o estudo, ou como indica o próprio sufixo, o conhecimento, se se pudesse dizer, dir-se-ia mesmo que é a ciência que estuda os métodos.

Referências
Maxwell, Joseph A. (2005). Qualitative research design: An interactive approach. Thousand Oaks, Sage
Moore, Nick (2006) How to do research : A\practical guide to designing and managing research projects ( 3rd ed.). London: Facet