- Procurar trabalhar sempre que a tarefa o permita num lugar que não esteja relacionado com outras atribuições (familiares, domésticas, administrativas).
- Seguir um plano de trabalhos definido pelo doutorando e seu orientador respeitando de forma estrita um horário de trabalho
- Resistir à tentação de colocar outras tarefas (por exemplo as domésticas) em primeiro lugar.
- Reservar no final do dia e da semana tempos destinados ao desporto, à família e a outras actividades informacionais e recreativas. Resistir à tentação de quebrar estas rotinas mesmo em alturas de "pico", como, por exemplo, a entrega de um artigo ou de um capítulo.
- Mostrar aos familiares, amigos e outros vizinhos que, apesar de não ter horários obrigatoriamente delimitados, cumpre um tempo de trabalho dentro de certas horas, não podendo ser incomodado com outras dúvidas.
- Evitar programar mudanças de casa ou alterações na decoração do espaço de residência durante a realização do doutoramento e preferir decorações simples e leves.
- Preferir trabalhar durante o dia, reservando tempo necessário para dormir.
- Evitar convidar amigos e outros familiares para visitar a sua residência durante este período, se isso requerer muito tempo de preparação: preferir visitá-los.
- Se tiver filhos, aproveitar toda a disponibilidade oferecida por familiares para cuidar deles em certos períodos ou passar com eles alguns dias.
- Aproveitar todos os momentos, mesmo quando não está directamente a trabalhar, para pensar sobre o trabalho, mantendo activos os projectos.
ARAÚJO, Emília Rodrigues, 1971- - O doutoramento : a odisseia de uma fase da vida. Lisboa : Colibri, 2006.
Sem comentários:
Enviar um comentário