quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conselhos sobre o uso do tempo para estudantes de doutoramento

Referindo vários estudos levados a cabo, com especial incidência no Reino Unido, Emília Araújo deixa dez conselhos muito úteis sobre o uso do tempo, num livro que bem vale a pena ler.
  1. Procurar trabalhar sempre que a tarefa o permita num lugar que não esteja relacionado com outras atribuições (familiares, domésticas, administrativas).
  2. Seguir um plano de trabalhos definido pelo doutorando e seu orientador respeitando de forma estrita um horário de trabalho
  3. Resistir à tentação de colocar outras tarefas (por exemplo as domésticas) em primeiro lugar.
  4. Reservar no final do dia e da semana tempos destinados ao desporto, à família e a outras actividades informacionais e recreativas. Resistir à tentação de quebrar estas rotinas mesmo em alturas de "pico", como, por exemplo, a entrega de um artigo ou de um capítulo.
  5. Mostrar aos familiares, amigos e outros vizinhos que, apesar de não ter horários obrigatoriamente delimitados, cumpre um tempo de trabalho dentro de certas horas, não podendo ser incomodado com outras dúvidas.
  6. Evitar programar mudanças de casa ou alterações na decoração do espaço de residência durante a realização do doutoramento e preferir decorações simples e leves.
  7. Preferir trabalhar durante o dia, reservando tempo necessário para dormir.
  8. Evitar convidar amigos e outros familiares para visitar a sua residência durante este período, se isso requerer muito tempo de preparação: preferir visitá-los.
  9. Se tiver filhos, aproveitar toda a disponibilidade oferecida por familiares para cuidar deles em certos períodos ou passar com eles alguns dias.
  10. Aproveitar todos os momentos, mesmo quando não está directamente a trabalhar, para pensar sobre o trabalho, mantendo activos os projectos.




ARAÚJO, Emília Rodrigues, 1971- - O doutoramento : a odisseia de uma fase da vida. Lisboa : Colibri, 2006.

Sem comentários: