terça-feira, 29 de março de 2011

Que produtos e serviços esperam os profissionais da informação da sua associação?

Esta é a pergunta para a qual fui incumbido de ajudar a encontar uma resposta no contexto da 1ª Jornada de Reflexão sobre "A profissão e o associativismo na área da Informação e da Documentação" que a BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas vai levar a cabo no próximo dia 9 de Abril na Biblioteca Municipal da Nazaré.

A questão central a debater pelo painel que vou coordenaré a seguinte: " Produtos/serviços – o que esperam e como podem os associados contribuir para a sua produção/difusão?"

O pedido que quero aqui deixar a todos os colegas e amigos é que me ajudem nesta tarefa. Podem comentar no blogue, no Facebook ou enviar-me emails. De uma forma ou de outra, será com base nas vossas sugestões que coordenarei os trabalhos desse painel para o qual vos convido desde já.

12 comentários:

Maria José Vitorino disse...

O que espero
1. advocacy - postura proactiva de defesa do valor do sector (bibliotecas-arquivos-documentação), interna (entre os profissionais e as instituições - públicas e privadas) e externa (opinião pública; centros de decisão política; centros de produção de conhecimento, a nível nacional e internacional
3. identidade - devolver aos profissionais retratos actuais de si mesmos e da sua evolução real, previsível, desejável, ou a evitar; reforçar factores de identidade nacionais, de idioma (lusofonia?) e globais (via IFLA/ICA/IASL ou outros)
3. formação contínua - divulgação de oportunidades, apoio a iniciativas, oferta de modalidades diversificadas de formação: presencial, e-learning, blended...
4. recursos para melhorar a vida de todos os dias - consoante a evolução social do país e os meios humanos da BAD, concretizar protocolos para serviços que favoreçam os associados (lares/residências para aposentados; seguros; descontos em produtos/serviços diversos)

Como pode cada associado/a contribuir
1. inscrever-se
2. pagar quotas
3. participar nos orgãos sociais da BAD e nas reuniões dos mesmos
4. participar nas secções ou outros grupos de trabalho
5. ter orgulho na BAD ( e em ser BAD) e mostrá-lo sempre
6. criticar e/ou aplaudir positivamente o trabalho desenvolvido
7. angariar mais associados

Marta Asensio disse...

Baseando-me na experiência do CILIP, acrescentaria às excelentes sugestões aqui já apresentadas:

- certificação da formação inicial/ "selo de qualidade" aos cursos superiores considerados de maior qualidade;
- divulgação de ofertas de emprego, voluntariado e formação
- apoio vocacional ("careers advice")

Para além do já referido anteriormente, os sócios podem colaborar voluntariando o seu tempo e capacidades (por exemplo, se tiverem formação em Psicologia poderão apoiar o serviço de aconselhamento vocacional; qualquer pessoa pode fazer trabalho administrativo e de secretariado; colaborar em esforços de marketing da associação)

Paulo Leitão disse...

Então aí vão algumas ideias para serviços e produtos:
1. Formação, qualquer que seja o modelo pedagógico;
2. Tradução / Edição. É fundamental a tradução e edição de, pelo menos, directrizes de organizações internacionais;
3. Edição original. Pareceria com editora comercial, modelo que outras associações têm seguido
4. Produção. Directrizes em vários domínios para a comunidade nacional

Filomena Viana disse...

Apesar da conjuntura, gostaria de ver uma lei aprovada e regulamentada para as bibliotecas (sobretudo as públicas) e que a BAD aí tivesse um papel activo.

Miguel Mimoso Correia disse...

Concordo com as propostas sugeridas. Acrescentaria apenas a reestruturação e dinamização dos grupos de trabalho da BAD.

Luísa Alvim disse...

Infelizmente, não posso estar presente, desejo um bom trabalho e que a partilha na reflexão com todos seja profícua.

O que espero:

1. Reflexão profunda sobre as Delegações Regionais(pertinência da existência, custos, resultados das suas actividades, saber da proximidade real com os associados, saber da importância ou não da sua presença activa nas decisões da comissão executiva nacional)
2. Transparência na comunicação em todas as decisões da direcção
3. Novos ambientes de aprendizagem: e-learning, etc.
4. Maior visibilidade da associação (nos cursos, nas redes sociais, nos encontros profissionais). Marketing
5. Promotora de oportunidades (nos conteúdos que oferece e serviços que disponibiliza)
6. Oferecer formação em áreas profissionais de fronteira com Informação e Documentação. Incluir formação para equipas de profissinais das bibliotecas escolares.
7. Criação de um consultório jurídico
8. Transformação dos Grupos de Trabalho em dinâmicas tipo Comunidades de prática
9. criar um canal de participação que dê voz pública aos associados.
(O que o Calixto fez no seu blogue, no futuro ser feito no site da BAD)

Como podem os associados contribuir para a sua produção/difusão?
1.Reunir com direcções das delegações e associados das regiões, podem já começar a oferecer contributos e transformarem-se em pólos de actividades
2. procurar informalmente associados em instituições que possam permitir contactos para elaboração de protocolos de todo o género: desde o jurídico, às disponibilidades de espaços...Delegar nos associados p.e.x estas funções
3. Facilitar a participação nos grupos de trabalho temáticos, reformulados e com competências autónomas para trabalhar com visibilidade
4. Incentivar a participação dos associados para sentirem que "vale a pena"

Sandra disse...

Para trás está tudo (muito bem) dito. Reforço apenas algumas ideias já avançadas pelos colegas: mais e mais e-learning e formação adequada às actuais exigências da profissão: linguagens de programação e metadados, termos que cada vez mais fazem parte do vocabulário em biblioteconomia e que deviam também fazer parte dos nossos currículos.

Tenho ainda que referir os preços das acções de formação, até agora muito dispendiosas para a maioria dos profissionais.

José António Calixto disse...

Agradeço os contributos valiosos de quem respondeu até agora.
Queria contudo pedir a quem escrever a seguir que procure concentrar-se na resposta à pergunta colocada: "Que produtos e serviços esperam os profissionais da informação da sua associação?"

Nuno Marçal disse...

Identifico-me plenamente com as propostas apresentadas pelos restantes companheiros de arte e profissão.
Deixo aqui a minha contribuição:
- Consultadoria na área da gestão dos recursos humanos (legislação laboral, gestão de conflitos)
- Gestão de património cultural(museologia)
- Gestão económica e financeira (fundos comunitários,orçamentos)
- Biblioteca da BAD (dinamizada e actualizada)

Saudações Bibliotecárias-Ambulantes

Anónimo disse...

Reforço a questão da edição própria, mencionada pelo Paulo Leitão, e da consultoria em Recursos Humanos, mencionada pelo Nuno Marçal.

Outro aspecto seria o da formação. Por que não levar formação aos diferentes pontos do país, congregando formandos de municípios com proximidade geográfica? Por exemplo, criando packs de formação, pré-feitos ou construidos à medida das necessidades?

Já agora, para quando merchandising da Associação (t-shirts, polos, etc...)? Não é preciso fazer stocks e uma coisa bem esgalhada, com uma imagem condignamente trabalhada, seria interessante.

Um abraço,

Gaspar

Miguel Mimoso Correia disse...

Estive a reler a história da BAD no site e questionei-me: Porque deixou de haver o dia do Bibliotecário?

Não poderia a BAD dinamizar um dia dedicado a estes profissionais com uma ampla divulgação pública (mais advocacy)...

Biblioteca Municipal disse...

Quanto a serviços:
- Defesa dos profissionais e da profissão (consultório jurídico...);
- Formação: cada vez mais utilizando ferramentas como o e-learning. Formação a pedido para grupos de bibliotecas, Ass. de Municípios;
- Serviços de consultadoria...
- Não será bem um serviço: tomada de posição firmes em matérias como uma Lei das Bibliotecas, um "novo" Maifesto para a Leitura Pública...

Produtos:
- Merchandising com imagem inovadora: pins, quem não gosta...-
- Edições próprias ou em parceria
- Site da BAD com divulgação de boas-práticas, pequenos trabalhos..
- Mercado de trabalho...
- Descontos em determinadas livrarias, seguro mpara associados..

Isabel Costa