quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vamos discutir as conclusões do X Congresso?

Estão disponíveis as conclusões e recomendações do X Congresso.
Vamos discuti-las?
Uma a uma?
Proponho que comecemos por esta, que me interessa particularmente.

A constatação de que as bibliotecas públicas, escolares e académicas são importantes veículos de acesso à informação,de promoção da literacia de informação e podem desempenhar um papel fundamental no âmbito das políticas de aprendizagem ao longo da vida, sendo assim de extrema importância o investimento em programas de promoção de literacia da informação.


1 comentário:

Unknown disse...

Olá!
De facto são ideias e conceitos chave que vale a pena discutir.
O investimento em programas de promoção de literacia da informação é de facto uma das áreas de intervenção chave das bibliotecas nos dias de hoje e parece-me que se justifica neste âmbito uma colaboração formal e não formal entre as bibliotecas escolares, públicas e de ensino superior. A minha experiência de trabalho neste âmbito, numa biblioteca de ensino superior, tem mostrado que as competências de literacia por exemplo dos alunos que entram no primeiro ano de um curso de licenciatura (1º ciclo) não deverão ser equacionadas apenas nesta altura, obviamente, e que me interessa (do ponto de vista da biblioteca e dos serviços) ter em conta por exemplo que tipo de percepção tem o aluno do que é a realização de um trabalho escolar/científico, da importância de avaliar na web a fiabilidade da informação, etc.
Por outro lado e de referir também a situação cada vez mais comum no contexto universitário de pessoas que chegam novamente à universidade para realizarem mestrados, depois de largos anos a desenvolverem as suas profissões (numa empresa, professores, outros) e que constatam que já não sabem como estudar, não detêm as competencias necessárias à flexibilidade a que hoje em dia nos exige a web, recursos científicos online, etc.
Até já!

Diana Silva
Bibliotecas Universidade de Aveiro
dianasilva@ua.pt
di74di@hotmail.com