domingo, 17 de outubro de 2010

Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas


A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse das informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e ter um papel activo na sociedade. A participação constructiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação.

Biblioteca Municipal de Almada
A biblioteca pública - porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

Este Manifesto proclama a confiança que a UNESCO deposita na Biblioteca Pública, enquanto força viva para a educação, cultura e informação, e como agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual nas mentes dos homens e mulheres.

Assim, a UNESCO encoraja as autoridades nacionais e locais a apoiar activamente e a comprometerem-se no desenvolvimento das bibliotecas públicas.
Biblioteca Municipal de Abrantes


A Biblioteca Pública

A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.

Biblioteca Municipal de Beja
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes, hospitalizadas ou reclusas.

Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades. As colecções e serviços devem incluir todos os tipos de suporte e tecnologias modernas apropriados assim como fundos tradicionais. É essencial que sejam de elevada qualidade e adequadas às necessidades e condições. As colecções devem reflectir as tendências actuais e a evolução da sociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação.

Biblioteca Municipal de Guimarães
As colecções e os serviços devem ser isentos de qualquer forma de censura ideológica, política ou religiosa e de pressões comerciais.


Missões da Biblioteca Pública

As missões-chave da biblioteca pública relacionadas com a informação, a literacia, a educação e a cultura são as seguintes:
1.     Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
2.     Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;
3.     Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;
4.     Estimular a imaginação e criatividade das crianças e jovens;
Biblioteca Municipal de Oeiras
5.     Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
6.     Possibilitar o acesso a diferentes formas de expressão cultural das artes do espectáculo;
7.     Fomentar o diálogo intercultural e, em especial, a diversidade cultural;
8.     Apoiar a tradição oral;
9.     Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;
10.  Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
11.  Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;
12.  Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e actividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.
Biblioteca Municipal do Porto (Almeida Garrett)


Financiamento, legislação e redes


·      Os serviços da biblioteca pública devem, em princípio, ser gratuitos. A biblioteca pública é da responsabilidade das autoridades locais e estatais. Deve ser objecto de uma legislação específica e financiada pelos governos nacionais e locais. Tem de ser uma componente essencial de qualquer estratégia a longo prazo para a cultura, o acesso à informação, a literacia e a educação.
Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim
·      Para assegurar a coordenação e cooperação das bibliotecas, a legislação e os planos estratégicos devem ainda definir e promover uma rede nacional de bibliotecas, baseada em padrões de serviço previamente acordados.
·      A rede de bibliotecas públicas deve ser criada em relação com as bibliotecas nacionais, regionais, de investigação e especializadas, assim como com as bibliotecas escolares e universitárias.


Funcionamento e gestão

·          Deve ser formulada uma política clara, definindo objectivos, prioridades e serviços, relacionados com as necessidades da comunidade local. A biblioteca pública deve ser eficazmente organizada e mantidos padrões profissionais de funcionamento.
·          Deve ser assegurada a cooperação com parceiros relevantes, por exemplo, grupos de utilizadores e outros profissionais a nível local, regional, nacional e mesmo internacional.
Biblioteca Municipal do Seixal
·          Os serviços têm de ser fisicamente acessíveis a todos os membros da comunidade. Tal supõe a existência de edifícios bem situados, boas condições para a leitura e o estudo, assim como o acesso a tecnologia adequada e horários convenientes para os utilizadores. Tal implica igualmente serviços destinados àqueles a quem é impossível frequentar a biblioteca.
·          Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às diferentes necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.
·          O bibliotecário é um intermediário activo entre os utilizadores e os recursos disponíveis. A formação profissional contínua do bibliotecário é indispensável para assegurar serviços adequados.
·          Têm de ser levados a cabo programas de formação de utilizadores de forma a fazê-los beneficiar de todos os recursos.


Implementação do Manifesto

É pedido a todos os que têm poder de decisão a nível nacional e local e à comunidade de bibliotecários em geral, em todo o mundo, que implementem os princípios expressos neste Manifesto.

***
O Manifesto é preparado em cooperação com a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários (IFLA)

Sem comentários: